sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Tarefa em Grupo - Atividade 2

  
Os Arquivistas de Madrid usam um modelo de descrição de um tipo documental que se adequa às necessidades dos arquivos, de forma mais abrangente e consequentemente mais complexa.  A abordagem é bem mais ampla, pois especificam não só a espécie e função, mas traz informações de trâmite, código de classificação, legislação, dentre outros.

Já Lopez trabalha com um modelo mais objetivo, fazendo a análise da particularidade da informação básica (forma, formato e dimensões, suporte, gênero e a denominação do documento). Tem como objetivo demonstrar as principais características dentro da tipologia mínima. O Foco principal é a série documental e suas subdivisões.

Ruipérez mostra vários modelos e os diversos tipos de propostas. Para ele, os documentos devem seguir uma “vigência cronológica de la serie” o que destaca os diversos modelos e determina sua estrutura cronológica.

Vejamos alguns exemplos. Os Documentos analisados serão:

ü Contrato de Prestação de Serviços (Firmado entre Cacharq e empresa de publicidade para aquisição de rótulo de cachaça)

ü  Projeto de Elaboração

ü  Nota Fiscal


CONTRATO: 

Mariano Ruipérez:

ANÁLISE TIPOLÓGICA: Contrato de Prestação de Serviços.
DENOMINAÇÃO: contrato – serviço de propagada.

DEFINIÇÃO: O contrato de prestação de serviços é um acordo firmado entre uma empresa ou um profissional autônomo e o contratante que está recebendo tais serviços.

CARACTERES EXTERNOS:
• GÊNERO: Textual
• FORMATO: Folha Avulsa
• SUPORTE: Papel
• FORMA: Original

PRODUTOR: SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E PROPAGADA.

DESTINAÇÃO - JOSÉ OLIMPIO DE JESUS (Gerente de Mídia): elabora o planejamento de mídia estabelece no contrato, de modo a atingir melhor cobertura e frequência com o mínimo de gastos ao público-alvo esperado.

LEGISLAÇÃO:  à Lei 4 680, que regula a profissão. Segundo o artigo 5º da lei "Considera-se propaganda qualquer forma remunerada de difusão de ideias, mercadorias, produtos ou serviços, por parte de um anunciante identificado". Já o artigo 7º da lei diz: "Os serviços de propaganda serão prestados pela Agência mediante contratação, verbal ou escrita, de honorários e reembolso das despesas previamente autorizadas (revogado pelo Decreto nº 2 262 de 26/06/97)”. A ideia utilizada na propaganda é, presumidamente, da Agência, não podendo ser explorada por outrem, sem que aquela, pela exploração, receba a remuneração justa, ressalvando o disposto no Art. 454, da Consolidação das Leis do Trabalho.

TRAMITAÇÃO - PRODUÇÃO DO DOCUMENTO PARA FORMALIZAÇÃO DO ACORDO E DO  ORÇAMENTO: assinaturas em duas vias com rúbrica em todas as páginas, tanto o contratante como o contratado deslocaram-se até ao cartório para registrar o documento.

CONTEÚDO: O presente Contrato tem como objeto a prestação pela CONTRATADA à CONTRATANTE, de qualquer dos seguintes serviços, nas áreas de propaganda, promoção, merchandising e eventos como a  criação e execução de peças/campanhas de comunicação para qualquer mídia de massa e/ou dirigida, bem como distribuição direta.

FUNÇÃO: fazer uma negociação estabelecida com o cliente, entregar ao cliente um serviço à altura é o dever determinado para o contratado.


LOPEZ

Fundo: Agência de publicidade
Espécie: Contrato
Função: Prestação de Serviços
Tipologia: Contrato de prestação de serviços


ARQUIVISTAS DE MADRID

Tipo documental: Contrato de prestação de serviço

Denominação: Contrato de Serviço

Definição: É UM ACORDO FIRMADO ENTRE AS PARTES PRA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (Contrato Firmado entre Cacharq e Empresa de publicidade para disponibilização de um rótulo de Cachaça)

Código: 004 (Acordos, ajustes, contratos, convênios)

1 - Características Externas:

Classe: 000 Administração Geral
Suporte: Papel
Gênero: Textual
Formato: Folha
Forma: Original
Língua: Português

2 - Produtor: Agência de Publicidade

3 - Legislação: Normas Padrões da Atividade Publicitária, Código Civil

4 - Trâmite: Departamento Jurídico para validação de cláusulas

5 - Documentos que compõe:  Relatórios técnicos, prestações de contas e aditamentos, projetos

6 - Ordem da Série: Alfabética por contratos realizados 

7 - Conteúdo:

Pessoas: Empresa de Publicidade e Cacharq
Assuntos: propaganda, promoção, merchandising e eventos

8 - Vigência: Enquanto estiverem fazendo a propaganda

9 - Expurgo: Guarda permanente



NOTA FISCAL:









PROJETO DE ELABORAÇÃO (MADRID)


1.   Tipo documental

- Denominação: PROJETO DE ELABORAÇÃO DE TRABALHO

- Definição: Um projeto em "negócio" e ciência é normalmente definido como um empreendimento colaborativo, frequentemente envolvendo pesquisa ou desenho, que é cuidadosamente planejado para alcançar um objetivo particular

- Código: --

- Características externas:

• GÊNERO: Textual
• FORMATO: Folha A4
• SUPORTE: Papel
• FORMA: Original

2.   Produtor: AGÊNCIA DE PUBLICIDADE

3.   Destinatário: Cliente

4.   Legislação: Normas Padrão da Atividade Publicitária, ISO 10006: 1997, de projeto

5.   Trâmite: A unidade de publicidade cria o documento (PROJETO) e ele é passado para os clientes

6.   Documentos básicos que compõe o expediente: O documento deve ter os serviços prestados pela agência de publicidade, uma cópia autêntica do cartório, cnpj da empresa, assinatura do contratante

7.   Ordenação da série: Alfabética por contratos realizados

8.   Conteúdo:

- Pessoas: Empresa  agência de publicidade

- Assuntos:  propagandas relacionado ao produto ou referente ao rótulo, merchandising e eventos

9.   Vigência: Enquanto estiverem utilizando


10.  Expurgo: Guarda permanente, como administração geral




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