sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Veracidade e Autenticidade. Documento Digital: Cataluña

Boa tarde pessoal!

Bom, hoje vamos falar um pouquinho sobre a autenticidade e a veracidade referente ao vídeo sobre a Cataluña!

De acordo com o Conarq Autenticidade é a qualidade de um documento ser exatamente aquele que foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento e adulteração. 

A autenticidade é composta de identidade e integridade.

“A autenticidade dos documentos arquivísticos digitais é ameaçada sempre que eles são transmitidos através do espaço (entre pessoas e sistemas ou aplicativos) ou do tempo (armazenagem contínua ou atualização/substituição de hardware/software usados para armazenar, processar e comunicar os documentos). Como a guarda de documentos arquivísticos digitais é inexoravelmente ameaçada pela obsolescência tecnológica, a presunção da sua autenticidade deve se apoiar na evidência de que eles foram mantidos com uso de tecnologias e procedimentos administrativos que garantiram a sua identidade e integridade (componentes da autenticidade); ou que, pelo menos, minimizaram os riscos de modificações dos documentos a partir do momento em que foram salvos pela primeira vez e em todos os acessos subsequentes.” (Conarq).

Em questão o vídeo da Cataluña onde o presidente usou a mídia televisiva para se comunicar diante da atual situação (separação Cataluña da Espanha):

Para tanto, caso se fossemos traduzir quanto a presunção de autenticidade em relação ao vídeo faz-se necessário uma avaliação apoiada na análise de sua forma e de seu conteúdo, baseado  em uma cadeia de custodia ininterrupta desde o momento da sua produção. Além do ambiente de produção e de manutenção, uso e preservação desse documento, e não apenas com base em suas características físicas ou em soluções tecnológicas. Contudo os documentos arquivísticos digitais apresentam dificuldades adicionais para presunção de autenticidade em razão de serem facilmente duplicados, distribuídos, renomeados, reformatados ou convertidos, são alterados e falsificados com facilidade como foi o caso do vídeo, as imagens dos protestos contradiziam em relação ao áudio do presidente, enquanto ele falava em democracia os policiais confiscaram as urnas de votação, inclusive até mesmo os jornais se contradiziam diante da imagem dos fatos reais.

Dessa forma: o vídeo sofreu alteração e foi adulterado, diante disso não pode ser considerado autêntico, pois como vimos a autenticidade é composta de identidade e integridade.

A identidade do assunto, da data, do vídeo foram alterados portanto não caracterizando um documento único íntegro ou seja, foram usadas imagens de acontecimentos que ocorreram em outras datas. 

A integridade da mensagem que o presidente transmitiu sofreu alterações de conteúdo  de maneira que não atingiu seus objetivos , pois o áudio era controverso com a imagem.

Como já foi colocado, sabe-se que a veracidade diz respeito ao conteúdo do documento e se suas informações são falsas ou não. Para analisar a veracidade do documento, em qualquer suporte, é preciso observar os aspectos referentes ao conteúdo do documento. Tem-se também que a autenticidade não é garantia de veracidade. Observa-se que no vídeo analisado, o da Cataluña, não se tem presente a veracidade. O depoimento do presidente não condiz com as imagens mostradas no vídeo. Nas primeiras cenas do vídeo vê-se claramente o fato de o presidente falar e destacar o quanto a democracia da Espanha é madura, avançada, amável e tolerante. Ele profere essas palavras enquanto os policiais batem nas pessoas. Essa contradição nos levou a concluir a falta de veracidade. A ideia do vídeo é de democracia, mas na verdade se trata de uma repressão ou espécie de ditadura.




RESOLUÇÃO Nº 37, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova as Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RÓTULOS CACHAÇA ZÉ GRANDE

OFICINA - OS RÓTULOS DAS CACHAÇAS ZÉ GRANDE Rótulo Cachaça Zé Grande Armazenada em Barris de Carvalho Rótulo da Cachaça Zé Gr...